Pablo Danilo Mota
19/10/2022 Pablo Danilo Mota

Metodologia ágil

blog-feature-image

Olá pessoal, tudo bem com vocês? 🤙

No post de hoje, não iremos abordar nenhuma tecnologia, porém o assunto está intimamente ligado ao mundo da TI!


⏳ Introdução

O conceito de metodologia ágil nasceu entre desenvolvedores, cansados com o método burocrático de trabalho… aquele que exigia muito esforço, os projetos eram muito demorados, o cliente sempre estava insatisfeito e haviam muitos problemas com bugs.

Porém, hoje a métodologia ágil já se disseminou para além da área de TI, e muitos outros segmentos aderiram ao conceito, graças à sua eficiência.


🛠 Conceito

O termo ágil, resume bem o que significa essa metodologia. O objetivo é agilizar o processo de desenvolvimento do software, tornando esse mais simples e dinâmico.

Dentro dessa metodologia, existem várias formas e conceitos para aplicação, por exemplo: Scrum, Kanban, XP… mas cabe ao gestor entender qual é mais aderente ao modelo de trabalho da startup, ou empresa.

Porém encontramos características em comum entre esses métodos:

  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração do cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano;

📗 Manifesto Ágil

O manifesto ágil é baseado em 12 princípios, e tornou-se um guia dos times que aplicam essa metodologia.

Estes são os princípios:

1 - Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.

2 - Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.

3 - Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.

4 - Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.

5 - Construir projetos em torno de indivíduos motivados, dando a eles o ambiente e o suporte necessário e confiando neles para fazer o trabalho.

6 - O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é por meio de conversa face a face.

7 - Software funcionando é a medida primária de progresso.

8 - Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.

9 - Contínua atenção a excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.

10 - Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado é essencial.

11 - As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.

12 - Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

Aplicando esses princípios, as recompensas são muito grandes, trazendo mais rapidez e níveis elevados de satisfação.
Várias empresas gigantes utilizam essa metodologia, dentre elas… Google, Yahoo, Microsoft e IBM.


👾 Principais metodologias ágeis

Na metodologia ágil, existem vários conceitos e aplicações.
A seguir, conheceremos as principais e algumas características de cada uma:

obs.: Existem muitas outras metodologias ágeis, porém essas a seguir são as mais disseminadas.

🟪 Scrum:

Resumidamente, no Scrum, os projetos são divididos em ciclos que se chamam sprints, que normalmente são de 2 ou 3 semanas. Nessas semanas, as features são divididas em pequenas atividades, fazendo com que o time entregue pequenas releases do produto.

Diariamente são feitas reuniões, chamadas Daily, para discutir as tarefas e pequenos obstáculos.

E normalmente as Squads são pequenas, sendo liderada pelo Scrum master, que é o responsável por dar assistência e eliminar esses obstáculos para a conclusão das pequenas releases.

🟪 Kanban:

O Kanban, tem como objetivo dividir as tarefas em três etapas, e estas estarem visualmente disponíveis.

TO DO” (tarefas que ainda serão executadas);
DOING” (tarefas que estão sendo feitas por alguém);
DONE” (tarefas finalizadas e entregues);

A divisão pode ser feita fisicamente, ou através de aplicativos como Trello, Asana, ClickUp, entre outros.

🟪 eXtreme Programming (XP):

A metodologia XP tem foco em três valores: agilidade, economia e qualidade.

Ela percorre os caminhos recomendados pelo cliente para conseguir apresentar um bom produto final e que realmente deixe o trabalho mais produtivo e eficaz. O método é fundamentado na comunicação entre as partes envolvidas e também em feedbacks sobre todas as fases de produção.

Para um bom desempenho, a equipe que trabalha com a metodologia XP é norteada em todas as atividades a serem desempenhadas, isso faz com que haja muita sinergia e integração a fim de chegar à excelência nos produtos oferecidos.

🟪 Lean:

O Lean é um método que tem como tradução o termo “enxuto”. Seu principal objetivo é facilitar a identificação e acabar com desperdícios dentro de uma organização, ou quando um projeto estiver sendo executado.

A idéia dessa metodologia é executar os processos somente com os recursos necessários, minimizando custos e tornando as atividades menos complexas, com isso, as entregas são otimizadas e a produtividade da equipe é maximizada.

🟪 Dynamic Systems Development Methodology (DSDM):

É um tipo de metodologia ágil que é usada em projetos com orçamentos fixos e de curto prazo.

Sua principal característica é a possibilidade de mudanças em suas funcionalidades, caso o prazo de execução total permaneça o mesmo.

🟪 Feature Driven Development:

A metodologia é indicada para projetos longos, e se baseia no estudo de problemas e no entendimento dos processos para propor soluções. Seu principal objetivo é entregar ao cliente um software funcional em tempo hábil.

O seu princípio básico possui como foco as suas funcionalidades, o que possibilita que toda a equipe realize planejamentos por etapas. Em outras palavras, é a entrega de uma funcionalidade com valor para o cliente que pode ser desenvolvida em um curto período.

Algumas boas práticas do FDD são:

  • Fazer o teste no produto;
  • Desenvolver funcionalidades;
  • Fazer a gestão das configurações;
  • Realizar o planejamento incremental;
  • Fazer a integração contínua das funcionalidades;
  • Fazer o controle da qualidade em cada uma das etapas do projeto;
  • Utilizar apenas um programador por funcionalidade desenvolvida.

🎯 Conclusão

Concluo, que hoje a metodologia ágil está presente em praticamente todas as empresas de TI, mas em muitos outros ramos também, por exemplo: gráfico, malharia… fazendo com que essas empresas sejam mais eficientes nos resultados. Entregando, consequentemente, muito mais valor para seus clientes.

Se você chegou até aqui, e percebeu que sua empresa não se encaixou em nenhuma metodologia… está tudo bem, provavelmente ela se encaixa nesse modelo de empresa aqui -> Super ágil, do zero à super eficiência 🌚

Brincadeiras à parte, atualmente as empresas prezam muito pela qualidade, que não é mais um diferencial… porém ser ágil e acertivo nas entregas é sim uma grande vantagem.
Então, pense com carinho nessas metodologias e basta que todos estejam dispostos a adotar essa gestão, que certamente levará a resultados inéditos.


🔗 Referências


“Mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa. - Peter Drucker”

Pablo Danilo Mota.

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS